5 estratégias de planejamento para montar uma loja virtual

Investir em uma loja virtual pode ser uma excelente oportunidade de negócio, tendo em vista que o comércio eletrônico cresce de forma expressiva no Brasil.

De acordo com um relatório, divulgado pela Ebit, empresa de informações sobre o varejo eletrônico nacional, a previsão até o final deste ano é que o e-commerce brasileiro tenha um faturamento de R$ 49,7 bilhões.

Diferentemente de diversos segmentos que sucumbiram à crise econômica, o comércio eletrônico foi um dos poucos setores que anda na contramão desse triste cenário.

Especialistas acreditam que os preços competitivos em relação ao varejo físico, além da expansão do mercado de smartphones, que acaba atraindo novos consumidores, são os principais fatores que contribuem para essa estabilidade em relação aos demais setores.

Se você está interessado em investir nesse segmento e não faz ideia por onde começar, nós vamos te apresentar 5 estratégias importantíssimas de planejamento para montar uma loja virtual.

1 – Faça pesquisa de mercado

Antes de qualquer coisa, você precisa escolher o mercado que oferecerá as melhores possibilidades de venda online. Não dá para sair escolhendo qualquer segmento e achar que vai ter sucesso.

A escolha do mercado precisa ter embasamento em pesquisa de mercado. Uma ótima opção para ver se o produto que você pretende comercializar é vendável, é ter como referência o Mercado Livre, que é a maior comunidade de compra e venda online da América Latina.

Lá, você consegue saber se seu produto tem volume de venda e se o mercado está aquecido ou não.

2 – Escolha uma plataforma eficiente

Após definir o seu produto, escolha por uma plataforma de e-commerce que opere com SaaS (Software as Service) ou Software como Serviço. Esse método possibilita que você pague um determinando valor que corresponde ao uso dos serviços oferecidos, sem precisar comprar ou instalar nenhum programa ou ferramenta.

Tenha uma plataforma que possua o maior número de integrações com outras tecnologias.

3 – Precificação

Contrate plataforma de precificação como, o Preço Certo, por exemplo, que é uma ferramenta de formação de preços e análise de indicadores financeiros, ou seja, com ela, você consegue saber os preços praticados pelos seus concorrentes, além de elaborar um plano de execução para seu negócio e apresentar o custo de todo o processo de vendas do seu produto.

4 – Escolha um método de atração para seu negócio

Para o sucesso de qualquer negócio, você precisa atrair o seu cliente. Existem várias ferramentas como a SimilarWeb e a SEMRush, que oferecem serviços em Web analytics, para te auxiliar a entender melhor o seu público, colecionar, medir, analisar e providenciar estatísticas de envolvimento de utilizadores para websites e aplicações móveis.

Com ela, você encontra as melhores palavras-chave do seu segmento, e de que forma você pode trabalhar sua busca orgânica ou paga no Google, por meio do Google Adwords e Facebook Ads.

5 – Escolha um bom parceiro ERP

Escolha um software de ERP completo para gestão do seu negócio. A eGestor, por exemplo, é método de gestão fácil e online, que faz automação de nota fiscal, emissão de boletos com registro, emissão de relatórios, fluxo de caixa, controle financeiro e controle de estoque.

Essa é uma ótima opção para diminuir seus gastos com contratações de profissionais e, consequentemente, aumentar sua margem de lucro.

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Data 19/12/2017 – Autor: Advice -e-Commerce

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