Advice Advice
  • Home
  • Serviços
  • Cases
  • E-book Black Friday Download
  • Blog
  • Contato

4 Dicas de Co-Marketing para ter Mais Destaque no Mercado

1 de dezembro de 2021
Consultoria
4 Dicas de Co-Marketing para ter Mais Destaque no Mercado

Em um mercado competitivo onde empresas buscam chances de mais visibilidade e aumento das vendas, o Co-marketing funciona como uma alternativa vantajosa.

Cerca de 33% das vendas até 2025 virão de ecossistemas de parcerias, segundo uma projeção feita pela McKinsey. É possível observar a quantidade de empresas que têm usado essa tática para alcançar vários benefícios.

Confira abaixo o que é Co-marketing, seus benefícios e ideias de ações para desenvolver com uma empresa parceira.

Tópicos

  • O que é Co-Marketing?
  • Encontre o Parceiro Ideal
  • Benefícios do Co-Marketing para sua Empresa
    • 1- Aumenta a Autoridade da sua Marca
    • 2- Reduz seus Gastos
    • 3- Alcance Novos Públicos
  • 4 Ações de Co-Marketing para Aumentar as Vendas

O que é Co-Marketing?

O Co-Marketing é realizado quando duas ou mais empresas desenvolvem ações em modelo de parceria para conseguir mais visibilidade e alcançar resultados mais vantajosos em vendas, promoção de produtos ou marcas. Geralmente desenvolvem conteúdos que destaquem a aliança entre empresas e como seus produtos juntos podem oferecer mais benefícios.

Para além das vendas, essa é uma estratégia interessante para alcançar públicos com quem sua marca não tinha contato e que poderão consumir seus produtos ou serviços. Uma pesquisa da BPI mostra que 57% dos negócios tem o objetivo de usar Co-marketing para aumentar sua carteira de clientes.

É uma ótima estratégia para expandir as atividades de empresas pequenas e médias que buscam meios de ganhar competitividade entre empresas maiores que possuem uma fatia maior do mercado. Também é uma tática usada por empresas grandes, que com a maior visibilidade que possuem, também conseguem resultados expressivos.

O resultado esperado é alcançar mais vendas diretas com as ações promocionais em parceria, gerando leads que ajudem no aumento dos resultados a longo prazo para ambas empresas. Para ações de Co-marketing serem bem desenvolvidas, a escolha do parceiro deve considerar alguns critérios importantes, veja mais abaixo.

Encontre o Parceiro Ideal

Para escolher um bom parceiro, é importante observar a fatia de mercado que ele possui e o perfil de seu público. Escolhas não devem ser aleatórias só pela visibilidade que a outra marca pode oferecer, mas pela relação entre seus produtos ou serviços e os consumidores.

Além de analisar as similaridades e características entre os públicos, é importante trabalhar conteúdos de qualidade que evidenciem porque a parceria foi feita e a relação entre as marcas. O Co-marketing deve ser cativante e despertar o interesse de um público que ainda não consome seus produtos.

Benefícios do Co-Marketing para sua Empresa

Existem benefícios interessantes ao usar o Co-marketing que vão além do aumento de vendas e da carteira de clientes. Confira abaixo os 3 benefícios principais!

1- Aumenta a Autoridade da sua Marca

Lembre daquele ditado sobre dizermos com quem andamos, que nos dirão quem somos. Com o Co-marketing, estabelecendo parcerias com outra marca que possua certo renome, te ajuda a aumentar seu reconhecimento em novos mercados e também a autoridade que sua marca possui. Por isso é importante escolher a dedo a empresa com quem você fará essa ação de marketing.

Com a visibilidade que a internet e outros meios de comunicação oferecem, o posicionamento de sua marca é tão importante quanto a qualidade de seus produtos. Alianças mostram ao público certa autoridade entre a concorrência de seu segmento, gerando destaque para seu negócio. Além do impacto no público da outra empresa, que considerará sua marca igualmente forte.

2- Reduz seus Gastos

Empreendedores e empresários sabem que criar ações de marketing de grande alcance, dependendo da estratégia, podem sair bem caro. Se listarmos os investimentos em especialistas qualificados, materiais de divulgação, atendimento, contratação de personalidades, dentre outros detalhes, o valor pode ser bem expressivo.

O Co-marketing também é interessante pela divisão de investimentos na hora de desenvolver as campanhas estratégicas. Com essa divisão dos gastos e responsabilidades na execução das ações, se torna muito mais vantajoso do que realizar tudo por conta própria. Além de gastar menos, os resultados serão muito mais interessantes.

O ideal para ter sucesso nesse processo é alinhar as ações e estratégias de forma conjunta e com divisão de responsabilidades. Defina pessoas em ambas empresas para cuidarem dos principais pontos das ações, evitando erros e possíveis problemas de comunicação.

3- Alcance Novos Públicos

Sabemos que aumentar a audiência através da captação de leads e de outras estratégias pode ser um trabalho com resultados a médio ou longo prazo, o que torna de grande importância conseguir manter uma base com clientes potenciais.

Utilizando o Co-marketing, você atingirá um público altamente qualificado e que possui um relacionamento com a empresa parceira, o que fornece credibilidade e prende a atenção. Essas estratégias geram bastante buzz e permitem uma comunicação mais direta e assertiva.

A Partnerize mostrou que 54% das empresas que fazem parcerias, disseram ter mais de 20% das vendas provenientes de novo público alcançado.

4 Ações de Co-Marketing para Aumentar as Vendas

Listamos brevemente quatro tipos de ações de Co-marketing que são interessantes usar ao criar parcerias que possuam visibilidade nesses canais de comunicação.

1- Faça “Guest Posts”: essa prática se dá pela troca de posts entre as duas empresas parceiras. Seja em redes sociais, blogs ou outros canais de comunicação onde são compartilhados artigos e matérias sobre assuntos relevantes para o público consumidor. O principal uso era pela troca de backlinks entre as empresas, o que ajuda no SEO.

Porém, é importante considerar a qualidade do conteúdo publicado, já que os mecanismos de busca e algoritmos valorizam esse fator além de links externos para o site do parceiro. Ainda que isso traga relevância em buscas, o foco principal hoje em dia é o conteúdo em si, que possui mais valor e pode trazer acessos dos leitores.

2- Use Materiais Relevantes e Atrativos: é interessante desenvolver ebooks, estudos, materiais com dicas, quizzes, infográficos ou outros formatos que sejam relevantes e atrativos para o público leitor. Disponibilizar conteúdo que possua referência entre as duas marcas pode ajudar a captar novos leads e atrair pessoas aos benefícios que seus produtos oferecem.

O ideal é usar ferramentas que armazenem informações relevantes do leads, como nome, e-mail e telefone. Assim, ambas empresas podem trabalhar, de forma organizada, outras ações com foco nas vendas e etapas mais próximas de fundo do funil.

3- Webinars e Lives Exclusivas: o uso de vídeo em ações de marketing tem ganhado cada vez mais espaço, ainda mais depois da pandemia. Seja nas redes sociais ou plataformas como o YouTube, existe um grande espaço para trabalhar Webinars e Lives interativas que ofereçam algum atrativo para os espectadores.

Temas relevantes para ambos os públicos, apresentação de uma novidade (kit promocional entre as empresas, por exemplo) ou outro gatilho de seu universo de interesses é bem eficaz para essa estratégia.

4- Use as Redes Sociais: Os brasileiros passam mais de quatro horas diárias em redes sociais, segundo dados da Hootsuite. Isso mostra a grande relevância desses canais para ações de Co-Marketing. Empresas que criam conteúdos e desenvolvem uma relação com seu público através desses meios, possuem uma ótima oportunidade de desenvolver ações em parceria com alta visibilidade.

Conteúdos relacionados que levem o público para a rede social da outra empresa, e vice-versa, é uma boa opção. Também é interessante desenvolver páginas promocionais personalizadas com informações sobre ambas as marcas e o que elas possuem a oferecer. Sempre desenvolva um planejamento interno com tudo o que será desenvolvido, já que consistência e divulgação estratégica são essenciais nas redes sociais.

Como vimos, as parcerias podem ajudar empresas de diversas maneiras a trazer visibilidade e crescimento de sua receita. Assim como o Co-marketing, desenvolver outras estratégias de marketing na internet é fundamental para que parcerias possam obter sucesso. Preencha o formulário abaixo para receber outras informações valiosas para seu negócio e conte com a ajuda de um time profissional em e-commerce e marketing!


Share:

Post navigation

Ant
6 Maneiras que o WhatsApp Marketing ajuda Seu Negócio
Próx
7 Táticas para Garantir a Segurança das Transações em seu E-commerce

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram

Categorias

  • Consultoria (129)
  • E-commerce (88)

Postagens

Contato

Trav. Américo Luiz Caveanha, 105 Centro – Mogi Guaçu/SP – CEP: 13840-901
comercial@advicecommerce.com.br
WhatsApp: 19 99887 6767

Sobre

  • Home
  • Serviços
  • Cases
  • E-book Black Friday Download
  • Blog
  • Contato
logo branco e roxo
Databox
© 2021 Advice. Todos os direitos reservados
Logo
Logo
  • Home
  • Serviços
  • Cases
  • E-book Black Friday Download
  • Blog
  • Contato