4 dados para olhar diariamente no E-commerce

4 dados para olhar diariamente no E-commerce

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Muito se fala em análise de dados e como isso é a moeda do momento, e isso é verdade, mas eu te pergunto: Quais são os dados que você olha todos os dias na sua operação de e-commerce? Eu costumo elencar 3 KPI (indicadores chave de performance) que devemos olhar todo dia e 1 KPI que pode ser o grande diferencial da sua operação.

Vamos falar um pouco sobre cada um deles aqui e eu tenho certeza que se você tornar essa análise uma rotina do seu dia a dia, você vai ter uma performance de vendas muito melhor.

São eles: sessões, taxa de conversão, ticket médio e meta por produto.

Dados de Sessões

Acompanhe todos os dias quantas pessoas entraram na sua loja virtual e por onde elas vieram. É extremamente importante acompanhar esse dado! Mesmo ele sendo o primeiro e o mais simples entre os dados, sem ele nenhum dos demais podem existir.

Dica: é muito importante se aprofundar, sempre que possível, na origem desses dados. Por exemplo: se eu tive 5.000 visitas ontem, de onde elas vieram? Qual o canal que mais trouxe clientes?

Taxa de conversão

A taxa de conversão mede a quantidade de pessoas que comprou alguma coisa na sua loja virtual. Se 100 pessoas entraram e 1% delas comprou, você teve 1 venda. A taxa de conversão média nacional está entre 1% e 1,2% a depender do ticket médio. Quanto maior o ticket médio, menor a taxa de conversão.

Existem inúmeras ferramentas e técnicas que podem melhorar sua taxa de conversão, as quais vou abordar mais à frente. Neste momento, foque em entender exatamente qual sua taxa de conversão geral e, em seguida, no mesmo lugar onde você acompanhou a origem das sessões, confira as taxas de conversão de cada origem e tráfego. Com essa informação você pode avaliar qual canal tem a melhor taxa de conversão e, mais do que isso: qual deles está com uma taxa muito baixa, o que irá permitir que você realize um trabalho direcionado para esse canal.

Ticket Médio

O ticket médio é o valor médio gasto em cada compra feita dentro do seu site. Quanto maior esse valor, maior será também seu faturamento. Entre as estratégias para aumentar esse número estão o cross-selling, o upselling, a criação de combos e de kits, entre outros.

Dica de ouro: campanhas de frete grátis devem ter seu valor mínimo de ativação acima do ticket médio SEMPRE. Essa é uma estratégia bem simples e eficiente para aumentar seu ticket médio.

Meta por Produto

Esse aqui, é o mais complexo de todos, então, recomendo dar uma olhada no nosso Ebook e conferir.

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Quer saber mais sobre KPI’s para sua loja virtual? Confira nosso canal no Youtube.

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