4 Benefícios do Marketing Digital em seu Negócio e Como Começar
Seja para prestar um serviço, um negócio físico como um foodtruck, ou ainda uma loja online, o Marketing Digital se tornou essencial para a sobrevivência dos negócios em um mundo que tem se tornado cada vez mais online. Mas não somente com o intuito de ter uma presença digital, mas na captação de novos clientes potenciais. Em 2020, estudos da Contet Trends trouxeram a informação de que 71% das empresas já usam canais digitais para comunicação com clientes ou estratégias de vendas.
Os benefícios são claros. Na pesquisa, 58% das empresas observaram um aumento de 10 a 20% nas vendas. Já 12% dos negócios obtiveram um aumento de 30% após começar a investir em Marketing Digital. Para 18% delas, o aumento foram incríveis 50%. As estratégias de Marketing Digital podem trazer resultados impressionantes, se realizadas nos canais adequados e com um planejamento feito por profissionais especialistas na área, que possuem conhecimento e visão de mercado. O amadorismo está entre os principais fatores para o fechamento de empresas ainda no primeiro ano de vida.
Listamos alguns dos principais benefícios para considerar ao analisar quando começar a investir em Marketing Digital.
Tópicos
1. Relacionamento e Novas Oportunidades de Vender
A internet tem se tornado o principal canal de comunicação das marcas com seus públicos. Estar online e ser visto, vai muito além de gerar credibilidade para sua empresa e ofertar seus produtos. É o canal perfeito para disponibilizar conteúdo relevante para essa audiência, educá-la sobre seus produtos e começar a fazer parte do dia a dia dela de uma forma positiva. O engajamento é uma métrica muito relevante e digna de estratégias específicas para sempre manter esse índice elevado.
Muito além da presença orgânica na vida de seu público alvo, o Marketing Digital tem o poder de ajudar seu negócio a chegar em novos clientes potenciais que possivelmente nem conheciam sua marca. O investimento em Ads, anúncios pagos, tem se tornado outra estratégica básica para ajudar no aumento das vendas. Seja dentro de redes sociais ou em buscadores como o Google, apostar em Ads é uma alternativa muito assertiva, já que você pode segmentar sua audiência para que seus anúncios sejam vistos pelas pessoas certas, na hora certa!
2. Ótimo Custo x Benefício
Falarmos em como investir em Marketing Digital é mais rentável que gastar com mídias offline já chega a ser até meio clichê, mas é relevante salientar que isso realmente pode ser verdade!
Com um orçamento moderado, você pode gerar muita visibilidade e conseguir resultados incríveis, talvez até melhores que em outros canais.
Hoje, como já comentado aqui no Blog, 85% dos brasileiros com celular utilizam o aparelho para realizar compras online. Mais de 34% dos consumidores realizarem compras devido a conteúdos personalizados, assim como 54% usam as redes sociais para procurar um produto e escutar a opinião de quem já o comprou.
Estratégias corretas, desenhadas para alcançar objetivos específicos, podem ajudar a aumentar seu faturamento mensal de forma significativa.
3. Métricas Reais e Decisões Dinâmicas
Quando você investe em mídias offline, é muito raro ter informações concretas de como seu investimento performou e qual o retorno real que você obteve com ele. No digital, as métricas são o fator chave em tudo que é desenvolvido e executado.
Tudo que você desenvolve no digital pode ser metricado, o que permite que os profissionais tenham certeza de que suas estratégias estão corretas e performando como deveriam. Além de garantir que seu investimento está sendo usado da melhor maneira possível, também te dá o número exato do retorno que você obteve com determinada estratégia.
Junto a metrificação, no digital se pode tomar atitudes muito mais rápidas, garantindo que seu dinheiro não escoa pelo ralo em uma estratégica que não parece estar dando resultado. O mundo digital é totalmente dinâmico e permite que qualquer coisa seja reformulada quase que instantaneamente se necessário, possibilitando um dinamismo muito maior na tomada de decisões e no acompanhamento de resultados.
4. Auxilia seu Departamento de Vendas
O Marketing Digital também tem se tornado o braço direito do departamento de vendas. As organizações com forte alinhamento alcançam um índice de crescimento anual de 20% e conseguem taxas de retenção de clientes até 36% mais altas. Os benefícios de criar estratégias conjuntas é evidente e resulta na elevação das vendas e da receita do negócios. Com essa integração, as empresas conseguem observar melhor seus concorrentes e traçar estratégias para ter uma maior competitividade no mercado.
As duas áreas devem sempre andar de mãos dadas, desde o alinhamento de um planejamento estratégico, definição dos objetivos e o monitoramento dos resultados.
As estratégias de vendas que podem ser associadas entre o Vendas e o Digital são muitas. Cada situação merece uma análise específica e um plano de ação conforme a necessidade.
Para entender melhor sobre Marketing Digital, saber por onde começar e quais as melhores estratégias para o seu negócio, preencha o formulário abaixo e descubra as melhores soluções para aumentar o faturamento do seu negócio.
A equipe Advice é composta de profissionais especialistas em Marketing Digital e E-commerce, e possuem as melhores dicas para seu negócio!