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13 Dicas de E-mail Marketing para Aumentar Engajamento e Faturamento

12 de maio de 2021
Consultoria
13 Dicas de E-mail Marketing para Aumentar Engajamento e Faturamento

Com alta versatilidade, as campanhas de e-mail marketing podem servir para várias finalidades: engajar, nutrir e educar as leads, promover conteúdos relevantes, manter um relacionamento próximo e claro, vender.
Um relatório da DMA (Direct Marketing Association) mostrou que o Retorno sobre Investimento do e-mail marketing pode chegar a 4.000%! Isso quer dizer que para cada $1 investido, o retorno pode ser de até $41, superando de mídias sociais ($12.71), displays ($19.72) e campanhas de pesquisa no Google ($22,24).

Separamos as principais dicas para ajudar a aumentar seu engajamento nas estratégias de E-mail Marketing, e consequentemente, alavancar seu faturamento nessa modalidade.

1- Use Gatilhos Mentais

Usar gatilhos ajuda a manter a atenção do leitor e o direcionar a uma ação. Com essa técnica, ativamos certas emoções e áreas do cérebro que aceleram o processo de tomada de decisão. Funciona mais ou menos como atalhos que a nossa mente utiliza para escolher fazer algo ou não. Você pode aplicá-los nos seus e-mails tanto para chamar e manter a atenção do seu leitor na mensagem, como também para o incentivar a clicar no CTA. Alguns exemplos: sensação de escassez (últimas unidades), urgência (limitar o tempo de uma oferta), personalização, incitar a curiosidade, exclusividade, dentre outros.

2- Experiência em Dispositivos Móveis Primeiro

Focar na versão mobile é o conselho mais valioso que os empreendedores devem aplicar a seu negócio digital. Uma pesquisa da Adobe feita em 2017 já indicava que 75% das pessoas utilizavam o celular para ler seus e-mails com regularidade, tendo um percentual ainda maior entre os jovens. Muitos negócios ainda não se preocupam em testar seus e-mails no mobile e fazer os ajustes necessários para que a experiência seja impecável. Seu lead não vai interagir se a fonte é pequena demais para ler no celular, se os botões são difíceis de clicar ou se a estrutura está toda desconfigurada.

3- Linguagem Amigável é Fundamental

Para vender usando e-mail, você precisa pensar no perfil de quem vai receber a sua mensagem. Você pode achar que está produzindo o melhor e-mail do mundo, mas se a pessoa não entender do que você está falando, não há sentido algum. Assim, o texto precisa ser claro, simples, personalizado e amigável. Além disso, uma linguagem mais informal te ajuda a criar uma relação de proximidade com seus leads e clientes.

4- Limpe a sua Lista

Parece óbvio, mas não é algo praticado frequentemente por muitas empresas: você não deve manter em sua lista pessoas que não querem estar lá. Então, faça um pente fino em suas bases e exclua os destinatários inválidos, não entregues, os que pediram para não receber mais mensagens e os que te marcaram como spam. Se você usar uma ferramenta de automação, é possível obter informações mais detalhadas de forma bem prática.

5- Se o Assunto for Ruim, Ninguém Abrirá

O assunto precisa ter relevância para que a pessoa decida se vai ou não abrir um e-mail. Você precisa caprichar e desenvolver um título que chame a atenção dela. 
A especialista em linguagem Laila Vanetti recomenda que os títulos sejam criados com gatilhos mentais, spbre o que já falamos antes nesse artigo. Outras dicas:
– Inclua números e percentuais. São atraentes, pois vendem como informações concretas, além de ativar o raciocínio lógico do leitor, o que gera mais atenção.
– Tamanho do Assunto faz diferença. No mobile, o recomendado é entre 20 e 41 caracteres. No desktop é possível usar até 80 caracteres para uma leitura completa.
– Use variáveis. Com tantos e-mails na caixa de entrada, as pessoas tendem a ignorar o que acham ser de envio automático. Assim, usar variáveis com o nome do Lead e outras informações que sejam relevantes no contexto.
– Não escreva completamente em caixa alta. Assuntos e e-mails assim são barrados pelos filtros de SPAM utilizados pelos provedores de e-mail na maioria das vezes.
– Não crie títulos apelativos demais e sem relação com o que você vende. Prejudicarão seu nome perante os usuários, diminuindo o interesse em e-mails futuros.

6- Divida o E-mail entre Texto e Imagem

De forma geral, o recomendado é que o corpo do e-mail possua 40% de imagem e 60% de texto para ter uma boa taxa de entregabilidade. Os que são compostos somente por imagem ou somente texto não são recomendados.
Você pode tomar ainda outros cuidados como usar o formato HTML, usar alt tags nas imagens com texto descritivo delas, colocar links nas imagens além dos CTAs, já que mesmo que não forem exibidas, ainda serão clicáveis. Lembre também que o tamanho da imagem não deve pesada, senão irão demorar para carregar.

7- Use CTAs de Forma Correta

Um call-to-action é essencial para uma campanha de e-mail fazer sentido, já que é a forma de incentivar o Lead a realizar a próxima ação; pode ser uma compra, conversão em uma landing page, acessar um material promocional, dentre outros. O texto do CTA deve condizer com o momento pelo qual o lead está passando para que você consiga fazê-lo progredir no funil de vendas, por exemplo.

8- Cuide da Frequência de Envios

Para manter um bom engajamento, é preciso descobrir a frequência perfeita para o envio de e-mails. Não deve ser muito alta porque incomoda e aumenta a chance de descadastro e marcação como SPAM. Também não pode ser muito baixa, já que pode fazer seu negócio cair no esquecimento.
O correto é testar e verificar qual é a melhor quantidade de envios para sua base de acordo com o seu negócio considerando determinado período.

9- Acompanhe as Métricas

Para ter um público cada vez mais engajado, é importante acompanhar os resultados dos suas ações. Assim, é possível entender quais estratégias funcionam, quais tipos de assunto geram mais abertura das suas mensagens, quais combinações de botão fazem eles clicarem mais, etc. Veja algumas métricas que você pode começar acompanhar hoje:
– Crescimento da lista: percentual de novos e-mails em relação ao total da lista.
– Inativação da lista: percentual de e-mails que param de interagir ou inválidos.
– Taxa de abertura: considerada geralmente quando o destinatário autoriza a exibição de imagens.
– Taxa de cliques: quantos e-mails foram clicados comparando com quantos foram entregues.
– CTR: resultado da divisão entre clique e abertura.

10- Use uma Boa Segmentação na Base

Quando sua base cresce, ela acaba tendo diferentes origens e perfis. Isto permite um direcionamento melhor de quais ações e campanhas você deve fazer para cada perfil e base segmentada. A maioria das ferramentas de gestão de e-mail permitem uma segmentação através de tags.
Direcionar o conteúdo ao público certo é fundamental para atender necessidades específicas de diferentes nichos de pessoas. Uma pesquisa realizada pela 9Blog mostrou que
as taxas de abertura dos e-mails personalizados são 29% maiores do que outras. Já a proporção de cliques em links presentes no corpo do texto chega a ser 41% maior.

11- Faça Testes A/B

Esse recurso já está disponível na maioria das ferramentas de e-mail e deixa claro qual a melhor maneira de abordagempara sua base. Te possibilita fazer um disparo para uma pequena porcentagem da base, contendo duas opções diferentes do mesmo e-mail, considerando horário de envio, assuntos diferentes, corpos de e-mail com variação na estrutura, diferentes CTAs, ou outra característica relevante. É gerado um relatório mostrando qual teve a melhor performance. Esse tipo de teste também facilita o conhecimento sobre seu público cresça ainda mais.

12- Ofereça Conhecimento

Uma forma eficaz de criar vínculo com sua base é utilizar do Marketing de Conteúdo. Isso consiste em oferecer materiais técnicos mais completos e aprofundados, como e-books, artigos, lives, entre outros formatos que mostrem que você é especialista no campo que atua, ajudando também o usuário a entender melhor como você pode ajudá-lo. Se você conseguir cativá-lo dessa forma, a venda acontecerá mais naturalmente.

13- Pessoas reais como Remetentes

As pessoas gostam de se sentir únicas e especiais. Nesse sentido, enviar e-mails como se fosse alguém da empresa se comunicando diretamente com elas faz muita diferença. A comunicação se torna mais próxima, feita de uma pessoa real para outra pessoa real, evitando que pareça haver pouca interação humana no envio dos e-mails. Assim, não use e-mails como contato@empresa.com.br, mas use com o nome próprio como remetente, com maria@empresa.com.br, por exemplo.

Indo além dessas dicas…
….lembre-se que é preciso saber o principais objetivos de suas campanhas e como ele pode funcionar de forma efetiva considerando seu produto, seu público e o que você pode oferecer alguém somente efetuar uma venda.

Para conhecer ferramentas de gestão de e-mail, começar uma estratégia do zero e gerar novos leads para sua base, preencha o formulário abaixo e fale com uma equipe especializada nessa estratégia e em outras várias que ajudam diretamente no aumento do seu faturamento!


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