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11 Estratégias para Vender Mais nas Redes Sociais

2 de junho de 2021
Consultoria
11 Estratégias para Vender Mais nas Redes Sociais

Usar as redes sociais para incrementar suas vendas não é só estratégia pra lojas virtuais. Usar esses canais de vendas para negócios físicos também funciona muito, inclusive pode multiplicar seu faturamento.
No mundo, o número de pessoas e clientes potenciais, já passa dos 4.5 bilhões de pessoas, o que equivale a 59% de toda a população mundial.
Já o Brasil, está em segundo no ranking de países onde pessoas mais passam tempo nas redes sociais. Em média, o brasileiro gasta mais de 3h30min por dia em sites e apps como YouTube, Instagram, Facebook, Twitter e outras plataformas, sendo que mais de 50% compram produtos ou serviços que descobriram só pelo Instagram.
Por fazerem parte da rotina da maioria das pessoas, as redes sociais se tornaram um espaço de divulgação disputado devido ao grande alcance. Para conseguir seu lugar ao sol e performar em vendas nesses canais, explicamos vários dos pontos importantes para se diferenciar de amadores e aumentar seu faturamento!

Antes de Tudo, Planeje suas Estratégias

Vender nas redes sociais não é só pensar em uma estrutura de vendas, mas planejar e criar cronogramas de divulgação, traçando estratégias claras com objetivos específicos. Isso envolve executar e observar vários pontos valiosos que vamos falar mais abaixo. Através dessas dicas, você deixa de só fazer postagens, para divulgar sua marca de forma consistente e profissional, criando uma comunidade, envolvendo as pessoas e criando laços de relacionamento. Para que isso seja possível, a primeira coisa você precisa é definir o perfil do seu público, como você pretende atingi-lo e saber todos recursos que serão necessários para isso.

1- Gere Conteúdo Relevante 
que agregue valor ao dia a dia dos usuários, que os informe e entretenha. Postagens de vendas também são importantes, mas ainda mais importantes são os conteúdos que geram engajamento. O
algoritmo do Instagram valoriza os perfis que possuem engajamento e fornece mais relevância a eles. Como resultado, estes perfis ficam mais evidentes e conseguem um alcance maior com suas publicações.

2- Boas fotos dos produtos
são essenciais para compartilhar não somente posts focados em venda, mas para chamar a atenção de sua audiência. Pensem em formas diferentes e fora da caixa para apresentar seus produtos, ou até inseri-los em contextos e cenários do cotidiano que conversem com seu público.

3- A legenda certa
usada de forma criativa completa a experiência de interação com seus conteúdos de vídeo ou imagem. Seja um conteúdo pequeno sobre o assunto, descrição clara e direta do produto ou os benefícios e vantagens que a pessoa ganha com aquilo. Uma boa descrição pode ser determinante para despertar o interesse do seu consumidor.

4- Usar as hashtags
é quase que uma estratégia obrigatória para perfis de lojistas que querem vender pelo Instagram ou outras plataformas que utilizam desse artifício. Você aumenta sua exposição relacionando aquela postagem com palavras relevantes que façam pessoas de qualquer lugar encontrar o seu conteúdo com base em interesse. É uma ótima maneira de trazer novos consumidores que desconheciam sua marca.

5- Manter uma frequência de publicações
é importante para se manter relevante e presente no cotidiano de seus seguidores, além de fazer com que novos cheguem até você. Seja no feed, stories, reels, canal do Youtube ou linha do tempo do Facebook, de nada adianta postar um produto hoje e outro somente daqui uma semana. Sua presença online precisa ter frequência para montar uma comunicação consistente e ser interpretada pelo algoritmo: quanto mais interações e visualizações você tem, mais ela aparece para os seus seguidores.

6 – Realize sorteios ou concursos culturais
funciona muito bem para engajar seu público e fazer com que novos usuários sigam a página e compartilhem sua publicação, chegando até outras pessoas.É uma ótima estratégia para os lojistas que desejam aumentar o número de seguidores.

7- Mensagens Diretas (DM) também são canal de venda,
além de usá-lo somente para funcionar com um ponto de contato para tirar dúvidas. Crie um relacionamento, uma conversa mais próxima e mostre que sua marca é acessível. A humanização do serviço de atendimento tem um peso enorme na hora de convencer e fechar a venda. Use as mensagens diretas- sem ser invasivo – para compartilhar conteúdo adicional, links de pagamento ou até um vídeo explicativo que complemente o fechamento da venda.

8- Se tiver verba, use Influenciadores Digitais
Nos últimos anos, os influenciadores digitais se tornaram um importante canal de vendas para todos os tipos de negócio. Analise quais são as pessoas que mais possuem uma audiência parecia com a sua, se comunicando assim com milhares ou milhões de consumidores potenciais. É uma forma rápida e estratégica de aumentar as vendas rapidamente.

9- Interação além de Posts e DMs
é fundamental para construir o relacionamento que tanto temos falado. Não adianta ter bons produtos, usar imagens e produzir vídeos de ótima qualidade se a sua marca não interage com o público. Responda os comentários, são um campo muito produtivo para chamar a atenção do seu público e identificar compradores que precisam de um último gatilho para fechar a compra. Usar os stories pode ter até mais impacto que um post feito no seu feed. Além de compartilhar conteúdos relevantes e que chamem a atenção, você pode interagir diretamente criando enquetes, caixas de perguntas e pedir que a audiência te mande uma mensagem direta. Essas são formas de prospectar pessoas com alto interesse no seu conteúdo e produtos.

10- Invista em Anúncios nas Redes Sociais
Para aumentar ainda mais o alcance e visibildade das suas publicações, os anúncios pagos são uma boa alternativa para gerar vendas de uma forma ainda mais abrangente. Ao fazer anúncios, as pessoas que têm interesse nos produtos que você vende serão impactadas pela sua propaganda sem que te conheçam ou sigam sua página. É uma das técnicas mais usadas pelas lojas virtuais, associadas com todos outros tópicos que comentamos.

11- Abra uma Loja Virtual dentro do Instagram e Facebook
Por último, mas uma das dicas mais importantes para colocar em prática.

Já há algum tempo no ar, essa opção se tornou disponível pela necessidade de agregar uma proposta comercial dentro das redes sociais. Um perfil comercial te permite criar um catálogo de produtos completo, produzir promoções para alcançar mais usuários, inserir botões de contato para que os clientes possam enviar e-mails ou ligar para a empresa diretamente do seu perfil e claro, fechar vendas ali mesmo, com carrinho de compras e pagamento integrado.

O Instagram Shopping é uma modalidade muito lucrativa e que vale a pena ser explorada. Confira o resumo do processo para criar a sua.

Passo 1 – Criar uma página no Facebook

Uma das etapas fundamentais para quem deseja vender pelo Instagram é criar uma página no Facebook, que servirá como base para o seu F-commerce, ou seja, estrutura de vendas no Facebook e também no Instagram. Isto é preciso por três motivos:

Ferramenta de Venda – Algumas das funções para venda no Instagram só estarão disponíveis se você tiver uma página vinculada ao seu perfil comercial.
Melhor interação com seus seguidores – Conectando seu perfil a uma página, você poderá interagir com os seus seguidores no Instagram, diretamente pela plataforma do Facebook Business que é muito mais completa.
Gerenciamento de Anúncios – Ao fazer esta conexão, você poderá criar e gerenciar seus anúncios no Instagram pela plataforma do Facebook, oferecendo muito mais funções que fazem total diferença na performance.

Passo 2 – Criar a loja virtual no Facebook
Parece confuso, mas o Facebook sendo dono do Instagram, é nele que você precisa criar a loja virtual primeiro, para que ela funcione no Instagram. É para o Facebook que as pessoas serão encaminhadas quando clicarem nos produtos.

Passo 3 – Cadastrar os Produtos
Uma vez criada a estrutura da loja, você já pode cadastrar seus produtos. Faça um planejamento prévio das categorias de produtos, da mesma forma que fazemos quando estamos criando uma loja virtual formal. Isso vai ajudar na organização do seu catálogo e faz total diferença quando os consumidores estão buscando produtos.
Lembre que as Fotos de Produtos devem ser em alta qualidade e mostrar todos os detalhes relevantes para concluir uma compra. Assim como uma Descrição de Produto completa e direta, dando o máximo de informações relevantes e esclarecendo quaisquer dúvidas sobre os produtos.

Passo 4 – Ativar o Instagram Shopping
Com a sua loja virtual montada no Facebook, ou com o seu Catálogo de Produtos criado, é hora de ativar o Instagram Shopping. Com isso você vai poder realizar as vendas dentro do próprio Instagram, criando assim uma verdadeira loja virtual com todas etapas de compra. Com isso já ativado, seu perfil passa a exibir uma nova aba com o ícone da “bolsinha”, agilizando assim o processo de busca e compra.

Passo 5 – Pensar na Estrutura de Pagamentos
Essa é uma das partes mais simples do processo. Você pode incorporar um sistema completo de recebimentos, com boleto, cartões de crédito e parcelamento no cartão criando uma conta em um intermediador de pagamentos, como o PagSeguro, por exemplo. Assim, fica tudo mais fácil e integrado para poder realizar compras dentro do ambiente das redes sociais, sem fazer o cliente sair de onde está. Isso aumenta muito as chances de concretizar uma compra.

Se ainda tiver alguma dúvida e se seu negócio precisa alavancar as vendas e executar um trabalho profissional, seja implantar estratégias de Marketing Digital ou abrir uma loja virtual, preencha o formulário abaixo para ter mais informações de um time completo e especialista em vendas pela internet!


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