10 coisas que irritam seu cliente

10 coisas que irritam seu cliente

No campo da usabilidade e experiência do usuário (UX), existe um termo conhecido como atrito e, muitas vezes, na ânsia de melhorar a conversão de um lead ou fechar uma venda, atropelamos essa parte importante da montagem do layout do seu site/loja ou da comunicação com o usuário/cliente, criando inúmeros atritos para os usuários.

Listamos alguns aqui para você rever a sua página e atitudes, e pensar um pouco mais com a mente do seu cliente.

Lembrando que isso não são regras e que tudo deve ser testado. Se você colocar ou tirar uma regra, ação ou página do ar e isso não interferir, nem positivamente, nem negativamente, possivelmente isso não está fazendo a diferença, então, use sempre o teste a/b.

1 – Pop-up no Checkout do pedido

Nesse momento, nada pode interferir ou aparecer para o cliente, a não ser as informações necessárias para ele concretizar uma venda ou fechar um contrato.

Se o cliente for abandonar nesse ponto, o ideal é que a abordagem seja feita por estratégias de recuperação de carrinho, fazendo com que o mesmo seja ativado após a sua saída. Se você tem alguma informação importante que ainda não passou para o cliente, possivelmente, essa não é a hora, no máximo você deve colocar um banner ‘tripinha’ (com 80 pixels de largura). Lembre-se de que nessa página, o ideal é que apareça apenas informações relevantes, categoria, banners e outros devem sumir nessa página.

​2 – Pop-up no Mobile

Só use o pop-up no mobile se realmente for necessário, além do Google estar punindo o mau uso dessa ação, eles sempre são difíceis de fechar e a tendência é que ele abra após as informações que o cliente já está vendo ou lendo.  Nesse momento vai ocorrer uma quebra de concentração tão grande no cliente que o mesmo pode perder o foco completamente. A minha opinião é não usar.

3 – Pop-up que não oferece nada

Não envie uma pop-up para o cliente, na home por exemplo, se você não tiver nada para mostrar. Toda vez que um pop-up aparece você gera um atrito enorme com o cliente, e isso só será amenizado se você oferecer algo muito bom para ele em troca. Pedir e-mail apenas para que ele receba as ‘novidades’ não funciona e só gera atrito desnecessário.

4 – Rede Social tratada como Polishop TV

A rede social é o canal mais rápido e limpo de comunicação com o seu cliente, então, pare de entupir suas redes com comercial de produto, um ou outro até vai, mas o cliente que está na rede social não quer saber de comercial de produtos, ele quer conteúdo, quer se distrair e aprender. Reveja o modelo de suas postagens e lembre-se, menos é mais.

​5 – Cadastros muito extensos

Toda vez que o cliente precisa se cadastrar em qualquer formulário para acessar qualquer tipo de informação ou para finalizar uma compra, peça o mínimo de informação possível. Formulários extensos costumam afastar e até diminuir a conversão do usuário.

Pense quais são as informações necessárias para emitir uma NF, por exemplo, ou para acessar um sistema.

Após o usuário já se converter em cliente, você pode manter a comunicação com ele e ir completando o seu banco de dados.

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Data 12/11/2017 – Autor: Advice -e-Commerce

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